É melhor ter curtidas ou visualizações? – Livre Marketing

É melhor ter curtidas ou visualizações?

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É melhor ter curtidas ou visualizações

Quando vou a reuniões, os questionamentos são sempre os mesmos:

“Quero aumentar as curtidas em minhas publicações”, “Minhas postagens têm curtidas, porém não tem comentários”, entre outras.

Mesmo assim eu respondo tranquilamente: “Curtida não coloca dinheiro no bolso”.

 

Por que a maioria das pessoas, se preocupam tanto com isso?

Bom, este assunto é bem delicado e ainda divide opiniões.

E para você, o Like também é muito importante? Vamos começar a refletir sobre a real importância do “LIKE”.

 

As pessoas medem a própria autoestima e até a amizade dos amigos, pelos likes que recebem deles. As empresas também fazem de tudo por curtidas: planejam, decidem e até promovem funcionários de acordo com elas. Likes valem muito, mas talvez não devessem.

(…) A verdade é que não curtimos a postagem sem visualizar, mas visualizamos sem necessariamente ter curtido. A baixa auto-estima e a inveja de muitos com o sucesso de outros, faz com que muitos internautas omitam sua real intenção de “curtir” o que é publicado, confundindo assim as estratégias dos profissionais de marketing desavisados e por consequência os resultados reais da campanha digital desenvolvida para o cliente (…)

– Fonte Admnistradores.com.br

 

Vou dar um exemplo:

Você tem um negócio, mas também visita páginas de outras empresas de mesmo seguimento para analisar o que estão fazendo.

Então você se depara com uma postagem top. Você gosta muito e às vezes até tira um print da tela. Mas não curte, pois a empresa é sua concorrente. Ou seja, nem sempre falta de curtidas significa falta de relevância ou de visualizações em um post.

 

 

O Facebook, revela algumas postagens e oculta outras, isso após passar por um filtro de afinidades, relevância e grau de relacionamento.  Em uma conta comercial (Fanpage) este número de visualizações é ainda menor, entre de 6 a 10% ( e também passando novamente o filtro de relevância, afinidades, blá, blá blá). Ele separa para você postagens sobre assuntos que irão te interessar mais.

Por que ele faz isso?  A resposta é simples, para vender em forma de anúncio suas postagens diárias.  No último ano a empresa faturou cerca de 3,5 Bilhões só em anúncios.  Isso quer dizer que, você pode até mostrar seu conteúdo para todo mundo que te segue, mas você tem que pagar por isso.

 

Porém se você não quer pagar por isso (ou pelo menos não pagar tanto), existem outras métricas mais importantes que devem ser analisados antes de tomar qualquer providência.

Vou listar 05 abaixo que irão te ajudar a compreender melhor a relevância des suas postagens.

 

  1. Alcance

Revela sua audiência, corresponde ao número de usuários que viram suas publicações, mede o que você está transmitindo na rede social. É possível medir diversas categorias de alcance, como alcance orgânico de visitas da fanpage e de postagens patrocinadas.

 

  1. Engajamento

Engajamento é a interação do seu público com suas publicações. Sejam elas curtidas, comentários e compartilhamentos (cada uma tem um peso diferente)

Clicou na imagem – se interessou mas não significa que gostou.

Curtiu – mostra certa simpatia do seguidor.

Comentário – Mostra um relacionamento mais profundo.

Compartilhamento – Peso dobrado (revela relevância do conteúdo), pois o usuário quer propaga-lo em sua linha do tempo.

 

  1. Pessoas falando sobre isso

No Facebook através do Insights, você pode descobrir quantos usuários interagiram, compartilharam, comentaram ou citaram o nome da sua marca dentro da mídia social nos últimos 28 dias. Isso significa que você finalmente poderá calcular o efeito de suas publicações no Facebook.

 

  1. Taxa de rejeição ou descurtidas

Tão importante saber quantas pessoas gostaram de sua publicação, é saber quantos usuários a ocultaram, denunciaram como spam ou simplesmente deixaram de curtir sua fanpage. Isso é fundamental para analisar o desempenho e eficácia da estratégia. Isso acontece devido alguma postagem de opinião divergente, ou ainda por falta de postagens continuas. Por isso, é importante identificar esse momento, refletir sobre suas ações e planejá-las a fim de reduzir a taxa de rejeição.

 

  1. Leads gerados para seu site

Essa métrica é muito importante para sua estratégia de marketing digital, já que você poderá analisar quantos usuários estão visitando seu site a partir das redes sociais. Se você possui uma estratégia de marketing digital bem planejada, sabe que levar o usuário para seu site é o mesmo que colocá-lo dentro do seu funil de vendas. A partir daí, poderá oferecer conteúdo e informações relevantes que o estimulem a visitar outras páginas da sua empresa e, claro, converter-se em lead. Para fazer isso, uma ótima ferramenta gratuita de acompanhamento é o Google Analytics.

Agora você também pode acompanhar as conversões de suas publicações nas redes pelo ads manager do facebook,  a ferramenta denominada Pixel faz análise de conversões de suas publicações no facebook.  Você monitora suas Publicações assim como o Google analytics.  Você tem que instalar o monitoramento dentro de seu site.

Segue o link de auxílio para instalação: https://www.facebook.com/business/help/218844828315224?helpref=page_content

 

O relatório / insight das postagens, tem que ser analisado minuciosamente. As vezes sua publicação não tem tantas curtidas, porém o alcance e as impressões foram bem altas.

Isso não significa, que você não deva tentar aumentar o volume de  curtidas e seguidores em sua página, mas lembre-se que: é melhor ter menos fãs, mas fãs engajados.

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