O poder da diferenciação
Use seu posicionamento para conquistar um lugar exclusivo na mente das pessoas.
Em muitas reuniões que realizo com empresas, a demanda sempre é a mesma … (Quero me destacar em relação à concorrência e fazer com que meu cliente pense mais em mim) …
Eu sempre respondo: Nossa que legal é o que todos querem!
Mas o que você tem feito para SE DESTACAR em meio a concorrência?
Se a resposta for “Melhor Preço” | “Melhor Negociação” ou “Melhor Atendimento” vamos começar do ZERO e pensar mais um pouquinho.
(…) Nenhuma empresa pode se destacar se seus produtos e ofertas lembram qualquer outro produto ou oferta de concorrentes. As empresas devem buscar posicionamento e diferenciação relevantes (…) Philip Kotler
Quando você conhece seu mercado consumidor, mas não segmenta o seu público para entender seu comportamento, você dificilmente irá ofertar aquilo que precisam e desejam.
E também, não será vantagem saber quem são seus clientes e não usar a criatividade para criar uma marca que é vista de forma diferente pelas pessoas e que vende soluções que ninguém tenha no mercado.
Posicionamento é OCUPAR um lugar exclusivo na mente dos consumidores, independente do preço praticado.
Ao definir uma estratégia de posicionamento você irá mostrar a essência da sua marca, quais objetivos você ajuda seu público a alcançar e como o faz de maneira completamente sua.
Esse é o seu fator de diferenciação!
Porém, para criar a estratégia correta é necessário saber que HÁ DIFERENÇA entre:
“SABER QUEM É REALMENTE O SEU PÚBLICO” e “QUEM VOCÊ BUSCA ATINGIR”
Ex.: O Público que consome seu produto, pode estar nas classes A B e C, porém você só faz estratégia focada no público A+ ou nos artigos mais caros da empresa.
Esta estratégia, pode afastar o público consumidor B e C e não trazer demanda suficiente da Classe A para compensar. Com isso, sua empresa pode ter problemas de identificação de imagem, bem como podendo não ser reconhecida como alternativa viável por nenhum dos dois públicos.
Ser diferente é ser MELHOR?
Não necessariamente. Ser diferente é ser único.
É fazer algo que ninguém poderá tirar de você e da sua marca. Não importa o poder nem o tamanho do capital que a concorrência possua para investir.
Ou seja, sua marca não precisa ser exatamente a melhor. Ela precisa ser um conjunto de valores que somados a tornem memoráveis na cabeça de seus clientes.
Ex.: Starbucks
Para definir os diferenciais da empresa, você não deve perguntar O QUE VENDER? e nem COMO VENDER? Mas sim POR
QUE VENDER?
- Por que você decidiu começar seu negócio?
- Qual o legado que você deseja construir?
- Que impacto você quer deixar no mundo?
- O que você representa para seus clientes?
- Que tipo de emoção você vê estampada no rosto das pessoas quando adquirem seu produto ou serviço?
>>> Soube responder estas perguntas? Ou não?
Se não soube, talvez seja o momento de realizar uma autoanalise e tentar buscar aquele “friozionho na barriga” inicial que te fez empreender.
Analisar o comportamento dos seus clientes quando compram e quando retornam para um pós-venda, ou até mesmo quando indicam ou não a sua empresa.
Todos os dias, muitas novas empresas surgem no mercado e, para se manter como uma escolha em potencial do público-alvo, é fundamental ter sua identidade corretamente definida.
Antes de se lançar num mercado competitivo, é essencial que a empresa tenha autoconhecimento e saiba quais são seus pontos fortes e quais seus pontos fracos que precisam ser trabalhados.
Uma marca confiável e de sucesso não é construída do dia para a noite, pois demanda muito trabalho. O início dessa jornada rumo ao fortalecimento de uma empresa no mercado está no entendimento de qual é o seu lugar no mundo corporativo.
Em breve, iremos voltar a falar mais neste assunto, com mais dicas de:
- Como criar um posicionamento diferenciado para sua empresa
Fiquem ligados!
Abraços
Aline Martins Gomes